Um dos principais fatores que desencadeiam o Bruxismo, é o estresse.
Desgastes nos dentes, raiz exposta, restaurações que quebram com frequência, dentes permanentes moles, retrações na gengiva e até dores na cervical podem ser sinais de que você tem bruxismo. A patologia é uma disfunção da articulação temporomandibular (ATM) que acomete as pessoas, na grande maioria das vezes, durante a noite.
“...Além de dores na face, na cabeça, o bruxismo pode causar a destruição total do dente”, destacou o cirurgião dentista da Ortoben e membro da Associação Gaúcha do Sono Bernardo Godolphin.
O bruxismo é uma patologia do sono, ainda que as pessoas possam fazer os movimentos característicos de ranger os dentes (bruxismo excêntrico) ou de apertar os dentes (bruxismo cêntrico) durante o dia. Ainda que seja uma ação involuntária, o segundo é mais fácil de ser controlado, ao menos durante o dia, quando a pessoa consegue perceber que está apertando os dentes por causa da dor.
Dores na coluna vertebral
O bruxismo, decorrente da respiração bucal, pode provocar, até mesmo, problemas na coluna. As dores na cervical são relacionadas ao posicionamento da língua: ponta da língua na papila incisiva (atrás dos dentes superiores da frente) e o dorso da língua no céu da boca. Quando a pessoa respira pela boca precisa, necessariamente, baixar a língua e no momento em que ela está baixa, para que seja possível a respiração, a cabeça precisa ser projetada para frente o que altera a posição da coluna cervical. Esse movimento da cabeça provoca dores na cintura escapular, coluna dorsal, na lombar e inversão de curva cervical.
Cabe ao Fisioterapeuta fazer uma avaliação geral desse paciente e fazer as devidas correções.
Para isso, o paciente é submetido a uma série de exercícios:
- Exercícios para espasmos musculares e amplitude de movimento, onde paciente deve realizar movimentos de abertura e fechamento da boca lentamente.
- Exercícios passivos: balanço dos temporais, compressão e descompressão da articulação temporomandibular, entre vários outros.
- Exercícios ativos-resistidos: trata-se de uma resistência contra o movimento, fortalecendo os músculos mais fracos. Estes exercícios evitam posturas anormais e regulam o sistema neuromuscular através da repetição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário