O modo como o cérebro opera nos torna egocêntricos por natureza, a mente está sempre buscando unificar seu conceito de individualidade, agregando as experiências vividas em torno de um ego, de um EU.
Isto cria a ilusão de que tudo que fazemos atrai a atenção de todos a nossa volta. Chamo isto de efeito holofote. Exemplos: Você prepara uma palestra minuciosamente e pensa que qualquer erro será notado pelos ouvintes. Passa horas arrumando o cabelo, fazendo maquiagem e provando diversos vestidos para aquele primeiro encontro. Entra numa casa noturna e acha que todos estão notando seu estilo.
A verdade é que as outras pessoas também estão pensando deste mesmo jeito, olhando para os próprios umbigos, focando nos próprios sentimentos e pensamentos.
Este fato, pode parecer algo ruim, mas não é. Tomar consciência desta natureza humana é algo libertador, pois pode nos deixar mais tranquilos e espontâneos. Não precisamos ficar neuróticos, preocupados com pequenas falhas e erros que cometemos, afinal as pessoas não estão ali nos julgando ou criticando, cada um está focado em si mesmo na maioria absoluta do tempo.
Sabendo disto, a melhor forma de atrair a atenção de uma pessoa é notar sua individualidade, buscar dedicar um olhar menos egocentrado ao mundo, notando os detalhes de quem você se relaciona.
Quer impressionar? Gaste mais tempo notando as pessoas de forma positiva e menos tempo olhando para o próprio umbigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário