Meu compromisso: Assuntos que venham de encontro às necessidades emocionais, espirituais, físicas e comportamentais. Meus conhecimentos: Dividirei com aqueles que acreditam que vale a pena viver e que o importante é viver um dia após o outro saboreando uma coisa de cada vez e distinguindo uma coisa da outra! Meu objetivo: Evolução do ser humano, auto-estima, proporcionar possibilidades de enxergar o mundo com mais otimismo, força, garra. Minha ação: Pesquisas, estudos, ideias e opiniões.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Síndrome de Gabriela
Síndrome é um estado mórbido caracterizado por um conjunto de sintomas e que pode ser produzido por mais de uma causa. O que se propõe por Síndrome de Gabriela é o estado doentio do ser humano em não acreditar que pode alterar o curso de sua vida e viver de maneira diferente. É uma interpretação literal da música popular que repetia: “eu nasci assim, eu cresci assim, eu vivi assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabriela”.
Quem sofre dessa síndrome está, ainda que inconscientemente, levantando a bandeira do fatalismo determinista. Nada pode ser alterado e as coisas precisam ser do jeito que são. Somos parte passiva no processo e nada podemos fazer para que seja diferente.
Em contraponto, salientamos que apesar das interpéries da existência humana, há uma ferramenta, também própria do existir que permeia a capacidade que os indivíduos apresentam, após momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação. A esta capacidade, nomeia-se RESILIÊNCIA.
Seguindo o que propõe a compreensão de homem e de mundo da Gestált Terapia:
"O homem é um ser de potencialidades que podem ser atualizadas qualquer momento de sua vida [...] o homem é um constante vir a ser, é um processo [...] ele também detém a possibilidade de influenciar e transformar seu meio com a finalidade de torná-lo mais assimilável.” (AGUIAR, 2005)
Gabriela pode ser uma, muitas. Transformada. Restaurada. Pode ser eu ou você. Podemos ser resilientes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário