quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Efeito de cada cor

Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes.

Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes.
As pessoas não escolhem necessariamente uma cor porque ela é boa para si próprias, mas porque gostam da cor, mesmo que esta possa ser contrária às suas necessidades.
Existem muitos testes psicológicos,que foram desenvolvidos para nos ajudar a conhecer mais sobre nós próprios, por meio do poder da cor. A atração forte de uma pessoa pelo vermelho indica o tipo de personalidade afirmativo e extrovertido, de alguém que tem vontade firme, enquanto a aversão a essa cor sugere um indivíduo tímido e provavelmente isolado da sociedade.
As cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emocional.

VERMELHO: Aspectos favoráveis: o vermelho, sugere motivação, atividade e vontade. Ele atrai vida nova e pontos de partida inéditos. O vermelho está associado ao calor e à excitação, com a iniciativa e a disposição para agir, com o espírito de pioneirismo que nos eleva. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos. Afetuosidade e perdão são duas belas qualidades dessa cor, assim como a prosperidade e a gratidão. Amor físico e paixão carnal são sinônimos do vermelho.

Aspectos desfavoráveis: indecência e grosseria, falta de polidez e certa obstinação podem começar a aparecer aqui. Crueldade física, brutalidade e perigo tornam-se mais evidentes. A intensidade e força intrínsecas do vermelho, podem transformar-se em raiva e fúria belicosa, ou se expressam sob a forma de brutalidade, crueldade, rancor ou revolta.

Efeitos físicos do vermelho: o vermelho é uma cor quente, com natureza extrovertida. Essa cor estimula a vitalidade e energia em todo o organismo vivo e, quando houver indolência, estimula a atividade. O vermelho faz a adrenalina circular, ajuda a circulação sangüínea dentro do corpo e promove a produção de hemoglobina para os glóbulos vermelhos novos. Essa cor aumenta a pressão sanguínea, promove o aquecimento do corpo e estimula o sistema nervoso, motivo pelo qual pode ser usada com tanta eficácia para tratar de vários tipos de dormência e paralisia. Anemia, resfriados e pneumonia são outras doenças que podem ser melhoradas pelo vermelho.

O vermelho traz vigor às funções físicas e atenua a inércia, a melancolia, a tristeza, a depressão e a letargia. Essa cor transfere a energia necessária à reconstrução e à fortificação do corpo. Ela é particularmente útil para as fases de esgotamento ou baixa resistência. Atua como tônico e pode abortar os primeiros sinais de um resfriado. Nos casos de resfriado, um método prático de introduzir a energia do vermelho é usando meias ou luvas vermelhas e uma camiseta ou cachecol da mesma cor.

O vermelho não é recomendável para o tratamento de febres, hipertensão, ou quaisquer condições inflamatórias, como inchações, feridas abertas, queimaduras ou contusões.

LARANJA: Aspectos favoráveis: assim como o vermelho, a cor laranja é expansiva e afirmativa; contudo é mais construtiva. O laranja reflete entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural. Essa cor traz as "bênçãos da vida ": boa saúde, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente à vida. Comunicação, movimento e iniciativa geralmente são elementos dessa cor, cujo atributo mais elevado é a beatitude celeste.

Aspectos desfavoráveis: o efeito colateral da cor laranja pode incluir uma atitude autoritária ou esmagadora. Isso pode ser expresso como ostentação ou traço exibicionista. As vibrações negativas do laranja estão associadas com descontentamento, melancolia e tristeza e, suas formas extremas são refletidas por perda da vitalidade, abatimento e destrutividade.

Efeitos psicológicos do laranja: a energia dessa cor tem algumas semelhanças básicas com o vermelho e o amarelo, estimulando o sangue e os processos circulatórios e influenciando as funções mentais e os sistemas respiratório e nervoso. O laranja energiza o corpo e ajuda nos processos de assimilação e distribuição. Essa é a cor do cálcio e é recomendável para gestantes e mães que desejam aumentar a produção de leite para a amamentação. Cabelos, unhas, ossos e dentes saudáveis são produzidos por essa cor. O laranja pode ser usado no tratamento dos distúrbios do baço e dos rins.

Por exemplo, essa cor poderia ser introduzida em nosso sistema, usando-a em qualquer parte do copo da metade para baixo com calças e roupas íntimas. O laranja afeta as funções fisiológicas do estômago, pâncreas, bexiga e pulmões e trata úlceras e cálculos biliares. É particularmente eficaz para eliminar flatos e gazes do corpo, trazendo equilíbrio aos indivíduos que sofrem de cólicas intestinais e cólon espástico ou preguiçoso. A constipação também pode ser tratada com sucesso pela cor laranja.

Essa cor estimula batimentos cardíacos mais fortes e é útil para o fígado. Portanto, essa é uma cor adequada para o tratamento dos alcoólicos. Em virtude do seu efeito sobre o sistema respiratório, o laranja também é muito útil no tratamento da bronquite, promovendo respirações rítmicas e profundas. Algumas das tonalidades mais suaves dessa cor podem ser usadas no tratamento da artrite e do reumatismo.

O laranja não é adequado para pessoas facilmente irritáveis ou estressadas.

AMARELO: Aspectos favoráveis: o amarelo é a cor mais clara e a que mais se assemelha ao Sol. Essa cor traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem. Ela tem uma atmosfera de resplendor, brilho, jovialidade e alegria.

O amarelo é compreensivo e inspirador; ele refulge e ilumina e, em sua vibração mais positiva, essa cor corresponde ao conhecimento e à sabedoria. Razão e lógica são seus atributos e deles se irradiam discriminação intelectual, discernimento e capacidade de decisão.

Aspectos desfavoráveis: a vibração negativa do amarelo pode ser extremamente destrutiva. Ela envolve decepção, afastamento, comportamento controlador, discrição, maldade, comportamento vingativo e bajulação. Essa cor pode levar a uma negatividade extrema associada com depressão mental e pessimismo profundo.

Efeitos físicos do amarelo: o amarelo age reforçando o sistema nervoso e os músculos, inclusive o coração, facilitando a circulação. Essa cor ajuda a estimular várias funções corporais, tais como as ações do fígado, da vesícula biliar e o fluxo de bile. O amarelo promove a secreção dos sucos gástricos e alivia a constipação e indigestão, estimulando o trânsito intestinal normal. Essa é uma cor excelente para o tratamento dos distúrbios inflamatórios das articulações e tecidos conjuntivos e pode aliviar a artrite, o reumatismo e a gota.

Sente-se regularmente por algum tempo sob a luz do Sol e impregne-se dos raios amarelo-dourados radiantes, sempre que isso for possível.

O amarelo tem a capacidade de dissolver depósitos de cálcio dentro do organismo e, dessa forma, é eficaz para atenuar a rigidez e as dores articulares experimentadas durante o movimento. Essa cor também é purgativa e trabalha excepcionalmente bem, estimulando os rins e o fígado, além de dissolver as secreções mucosas do corpo. O amarelo pode limpar a corrente sangüínea e ativar o sistema linfático. Ajuda os pacientes diabéticos a reduzir a dose diária da insulina pancreática. Iodo, fósforo, ouro e enxofre contêm essa energia do amarelo.

Embora o amarelo seja uma cor que estimule o cérebro e as faculdades mentais, não é recomendável para qualquer pessoa que tenha doenças mentais ou neuroses graves.

VERDE: Aspectos favoráveis: a energia do verde reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. Ela é a imagem da segurança e da proteção e cria um ambiente propício para tomar decisões. Espaço, liberdade, harmonia e equilíbrio são aspectos que se originam do sentimento natural de justiça do verde. Essa cor atua como um sinal para a renovação da vida e sua vibração mais elevada reflete o espírito de evolução.

Aspectos desfavoráveis: avareza, indiferença e insegurança são algumas das expressões negativas da cor verde. Raciocínio precário, cautela excessiva e suspeita estão representados na natureza negativa dessa cor e, junto com a precocidade, podem indicar ciúmes, inveja, egoísmo e preconceito. Em seus níveis mais inferiores, o verde promove estagnação e por fim degeneração.

Efeitos físicos do verde: a cor verde é particularmente benéfica para o sistema nervoso simpático e é útil para a cura em geral,equilibrando e recuperando as células. Essa cor está relacionada com o coração e produz um efeito direto sobre as funções cardíaca e pulmonar. Ela dissolve coágulos sangüíneos e elimina a estagnação e o endurecimento das células. A cor verde ajuda na formação dos músculos, da pele e dos tecidos. Também ajuda na eliminação de substâncias tóxicas e atua como um adstringente suave.

O verde atenua a tensão e pode reduzir a pressão sangüínea. Ele produz um efeito sedativo e relaxante, embora possa causar sonolência, cansaço ou irritabilidade, se não for usado corretamente.
Já que essa cor é capaz de influenciar a estrutura celular básica,pode ser usada para tratar tumores, cistos e proliferações. Ela é particularmente adequada para os problemas torácicos, como: asma, bronquite crônica e angina. Passeios freqüentes nos parques da sua cidade ou em áreas rurais para "respirar ar puro" também são eficazes nesse sentido.

O verde também é usado para tratar as condições inflamatórias do fígado, resfriados e dores de cabeça. Já que essa cor atua como uma força equilibrante, atenua o medo em situações traumáticas e é eficaz no tratamento do choque.A cor verde também ajuda as pessoas que sofrem de claustrofobia.

AZUL-TURQUESA: Aspectos favoráveis: produz uma vibração constante, que não subjuga ou perturba de forma alguma. Essa cor tem uma aura de vivacidade e percepção, que confere mais clareza de expressão. Essa cor nítida e brilhante tem uma qualidade atenciosa e receptiva, que irradia bem-estar. Ela é liberal, prestativa e triunfante. O frescor do azul-turquesa oferece a oportunidade de mudança e, por fim, de transformação em seu nível mais elevado.

Aspectos desfavoráveis: algumas vezes, o azul-turquesa pode ser prejudicado por uma imaturidade, que se evidencia como confusão e incapacidade de progredir na vida. Isolamento e separação são outros atributos negativos, com sensações de vazio e falta de clareza nos níveis emocional, mental e espiritual.

Efeitos físicos do azul-turquesa: ele é formado pela combinação do azul com o verde. Essa é uma cor refrescante, relaxante e maravilhosamente serena, que melhora qualquer condição inflamatória, como dor de cabeça, inchaços, cortes, contusões ou queimaduras. Na próxima vez que você se cortar, coloque imediatamente sua mão sobre a área afetada, enquanto envia a energia antiinflamatória da cor azul-turquesa diretamente para essa região.

O azul-turquesa é particularmente adequado para problemas de pele, inclusive acne, eczema e psoríase. Essa cor atenua o estresse e as tensões e ajuda a eliminar os detritos tóxicos e a congestão do corpo. Atua sobre o sistema imunológico, formando uma proteção contra a invasão de bactérias e vírus perigosos. Colite, disenteria e febre são particularmente sensíveis ao azul-turquesa, que também ajuda nos processos de excreção. Essa cor facilita a drenagem dos seios da face, trata a fadiga mental e febre do feno. Ela reabastece todo o sistema orgânico. Na verdade, o azul-turquesa é a cor que parece ser mais popular para os pacientes com AIDS, principalmente nas fases iniciais da doença.
Essa cor não é recomendável para as pessoas indolentes ou estagnadas.

AZUL: Aspectos favoráveis: o azul assinala a entrada nos domínios mais profundos do espírito e uma das suas qualidades mais sutis é a aspiração. Essa cor faz parte do espectro frio e, por sua quietude e confiança, promove a devoção e a fé. O azul é uma cor popular associada ao dever, à beleza e à habilidade. A serenidade dessa coe traz consigo paz, confiança e sentimentos curativos agradavelmente relaxantes. Sua fluidez e força serena são traços atraentes, que provocam admiração por parte das outras pessoas.

Aspectos desfavoráveis: a natureza da cor azul é procurar e buscar sem cessar. Os aspectos comuns da vibração negativa dessa cor são dúvida e descrença, assim como a falta de habilidade. Essa cor é fantasiosa e estimula os devaneios, a tendência ao desleixo, a fatuidade e a desconfiança. Partindo do cansaço, da indolência e da apatia, o azul pode levar a um estado de melancolia, atraindo por fim uma sensação generalizada de inércia.

Efeitos físicos do azul: a cor azul produz um efeito relaxante e tranqüilizador. Ela é o antídoto para o vermelho e pode ser usada com sucesso para tratar condições febricitantes, freqüência de pulso acelerada e pressão sanguínea alta. Em geral, essa cor reduz o calor e a inflamação do corpo, como ocorre nos casos de queimadura solar ou intermação. O azul promove serenidade e elimina tensões, estresse e dores de cabeça, além de tratar todos os distúrbios da garganta ou das cordas vocais, tais como dores de garganta, tosses, rouquidão e laringite.

Essa cor tem sido usada com sucesso para tratar distúrbios menstruais, como: cólicas, dor lombar ou até mesmo sangramento excessivo. As mulheres com problemas menstruais podem usar a qualidade curativa da cor azul pouco antes, durante e depois das menstruações. Roupas de dormir, calcinhas e roupões de banho azuis, assim como roupas de uso diário da mesma cor podem ser considerados; além disso, itens domésticos, como roupas de cama e toalhas de banho, também podem ajudar a atenuar os distúrbios menstruais.

Uma luz azul acesa durante a noite também pode ajudar a reduzir e aliviar a tensão e as dores menstruais.

Outros distúrbios para os quais a cor azul poderia ser útil são: enxaqueca, meningite, colite, disenteria, insônia e diarréia. Essa cor é particularmente adequada para os problemas infantis, como erupção de dentes, inflamações na garganta, amidalite, sarampo, coqueluche, catapora e soluços. Alguns problemas oculares podem ser tratados com o azul, inclusive miopia, catarata e fotofobia.
O azul não é aconselhável para tratar paralisia, pressão sanguínea baixa ou resfriados. Além disso, essa cor não é recomendável para melancolia ou depressão.

VIOLETA: Aspectos favoráveis: essa cor, formada pela combinação do azul com o vermelho, reflete dignidade, nobreza e respeito próprio. Essa é a cor da realeza e, em sua forma mais sublime, vibra com a força da integração e da unidade. Quando sua qualidade intrínseca estiver coligada pela energia psíquica com a visão e intuição, essa cor será o agente do próprio destino. Dons artísticos, tolerância e consideração estão associados à cor violeta. Sua força tranqüilizante e suavizante representa um idealismo prático imbuído de humildade.

Aspectos desfavoráveis: o lado negativo da cor violeta inclui esquecimento e falta de persistência. Irreflexão, desrespeito e atitude autoritária e exigente originam-se do uso incorreto dessa energia. Ela pode degenerar-se em idealismo sem resultado prático, isolamento, corrupção e desintegração. Orgulho e arrogância também estão presentes nesse nível.

Efeitos físicos do violeta: a cor violeta normaliza todas as atividades hormonais ou glandulares, já que está ligada à função da glândula hipófise, situada na base do cérebro. Essa cor tem ação eficaz na meningite cérebro-espinhal, concussões, epilepsia e quaisquer outros distúrbios nervosos ou mentais, tais como neurose obsessiva e distúrbios da personalidade. O violeta alivia nevralgias e problemas associados aos olhos, ouvidos e nariz.

Essa cor é particularmente valiosa como purificador do sangue e ajuda na formação dos leucócitos (células brancas do sangue). A cor violeta ajuda a manter o equilíbrio do sódio e potássio no corpo que, por sua vez, facilita o controle do equilíbrio hídrico e normaliza os ritmos cardíacos. Os pulmões, o fígado e os rins também podem ser tratados com sucesso com essa cor. Dor ciática e distúrbios nervosos, em geral, são melhorados pela cor violeta.

MAGENTA: Aspectos favoráveis: a mais refinada e sutil dentre todas as cores, o magenta transmuda desejo em seus equivalentes físicos. Dedicação, reverência, gratidão e comprometimento são características atribuídas a essa cor, cujo empenho é expressar o idealismo em sua forma mais pura.

A cor magenta é a última do espectro, trazendo consigo um grau elevado de compreensão e maturidade, em conseqüência da sua passagem por todas as outras cores. Habilidade administrativa é uma de suas características, junto com grande compaixão. O magenta é uma cor protetora e nutriente, quente e suave, cuja expressão mais elevada é o amor espiritual ou incondicional.

Aspectos desfavoráveis: esse lado da cor magenta pode gerar a energia da superioridade, que tende a levar ao esnobismo, à arrogância e por fim ao isolamento.Os aspectos negativos dessa cor podem resultar num comportamento fanático, monopolizador e autoritário. Falta de amor próprio, desprezo pelas necessidades alheias e insegurança estão na faixa negativa do magenta. A auto-estima exacerbada pode resultar do uso indevido do conhecimento e poder intrínsecos a essa cor.

Efeitos físicos do magenta: essa cor aumenta a irrigação sanguínea do cérebro e estimula o sistema nervoso simpático. Alivia dores de cabeça, resfriados, pressão alta e cansaço crônico ou esgotamento nervoso.

Se você tem uma tendência a entrar em estafa, tente usar as cores do magenta ou rosa. Um método adequado de receber a energia do magenta seria tratar-se com algum tipo de relaxamento, tal como massagem, ou um período de descanso. Essa cor também é particularmente adequada para amnésias e comas. O magenta melhora a função do coração, inclusive distúrbios como sopros cardíacos e palpitações. A energia dessa cor é suave, calmante e protetora. Ajuda a expandir as respirações, a energizar as glândulas supra-renais e as regiões dos rins e também pode ser usada como diurético. O magenta pode atuar como estabilizador de distúrbios emocionais e é eficaz para casos em que houver comportamento violento ou agressivo.

(Antônio Porto e Clecio Dias)

Cromoterapia X Ambiente doméstico

A importância das cores em interiores e sua influência em nossas vidas tornam-se evidentes quando lembramos que, em média, passamos cerca de dois terços do nosso tempo em ambientes internos.
A cor é um dos principais fatores determinantes da forma como nos relacionamos com nosso ambiente e o que ele nos transmite.

Quarto de dormir: É no quarto de dormir que podemos estar com o que nos é mais íntimo,onde buscamos o descanso e onde podemos imprimir nos objetos e na decoração, os traços de personalidade com mais liberdade. Portanto, vale observar também a influência da cor neste ambiente.
Esse é um local de conforto e tranqüilidade. As cores devem ser suaves e sutis, em vez das contrastantes e nítidas. As cores pesadas devem ser evitadas.

Quarto das crianças: para as crianças até 13 anos, é recomendável cores da faixa do vermelho, laranja e amarelo, com a finalidade de criar um ambiente claro e luminoso. Acima dessa idade, as tonalidades mais claras do verde e do azul são geralmente preferíveis. Cores escuras devem ser evitadas. Preste atenção na iluminação, a fim de atenuar o esforço visual durante a leitura.

Quarto do casal: quando um quarto de dormir for compartilhado por um casal, veja se você pode encontrar um projeto de cores que se adapte a ambos. Evite cores vívidas ou escuras, a menos que o objetivo seja criar um ambiente vibrante ou muito forte. Procure dar preferência às tonalidades sutis ou suaves, como: rosa, pêssego, limão claro ou lilás e rosa, que são cores quentes e relaxantes.

(Antônio Porto e Clecio Dias)

Cromoterapia X Personalidade

As circunstâncias poderão interferir e determinar o apelo diferenciado às cores. Há também interferidores no uso das cores contra as propriedades psicológicas das cores. A moda, por exemplo, determina preferências, que podem não ser as da inclinação espontânea.

As cores determinadas podem não definir com precisão o caráter e a índole da pessoa que a usa. Também por motivos funcionais, sobretudo terapêuticos, uma cor poderá ter sido eleita exatamente para reverter uma tendência.

A psicodinâmica das cores poderá determinar comportamentos complexos.
Por exemplo, - se um homem subitamente se interessa por gravatas vermelhas, ou uma mulher passa a vestir-se mais vezes de cor-de-rosa, - algo inconsciente pode estar comandando este comportamento. Um homem poderá estar no empenho de conquista de uma parceira, ou a mulher na conquista de um parceiro.
Portanto o súbito interesse pelo vermelho (a cor mais sexual e mais ativa) denotou a vitalidade sexual notória do homem ou da mulher que manifestaram o fenômeno. Naquele momento a denotação se manifestou em algo especial, como a do novo relacionamento sexual a cultivar.

Cor e personalidade
Vagamente, os tipos de personalidade conseguem ser determinados pela cor e as complexas circunstâncias em que são utilizadas. A tudo isto não está atento apenas o psicólogo, mas o artista que põe a seu serviço os resultados da observação da psicologia, para colocar a cor certa nas criações de suas expressões em cor.

Qual é o seu tipo?
Usa o vermelho? Poderá ser um extrovertido, corajoso, dado à ação.
Usa cores, mas em contrastes fortes com o preto? Poderá ser do tipo dramático.
Prefere mesmo o preto com tonalidades escuras? Talvez será do tipo empreendedor. As cores claras talvez as use somente, num e noutro caso, como algum ornamento ou no chapéu, ou no pescoço, ou no cinto, ou nalgum objeto que o acompanha.
Prefere o amarelo? Dizem algumas pesquisas que é um intelectual, um idealista, um humanitário e poderá casar com personalidade de qualquer outra cor...
Gosta de verde? Poderá ser do tipo compreensivo e de visão universal, que é tolerante, liberal, habituado a compreender o problema dos outros.
Gosta de cores frias claras, com o branco como contraste? Talvez seja um conversador. Também poderá ser um conversador, se prefere o azul, ou mesmo um introvertido.
Se for um homem e gosta de cores pastéis suaves, vezes usadas sozinhas, vezes combinadas com escuras? É do tipo feminino, delicado e equilibrado, na fronteira onde ambos os sexos se encontram e melhor se compreendem.

(Antônio Porto e Clecio Dias)

Cromoterapia X Terapia

A CROMOTERAPIA não é uma técnica de cura que apresenta efeitos colaterais, mas também tem suas contra-indicações:

· O que é uma contra-indicação?
É aplicar uma COR, quando o paciente já há tem em demasia em seu CORPO. Para este fato, dá-se o nome de SATURAÇÃO.

· Em quais casos pode-se identificar este fato de SATURAÇÃO?
Primeiramente, sempre há a necessidade de estudar-se a CROMOTERAPIA, para que não cometamos nenhum erro, embora, o que se chama de erro nesta técnica alternativa, não tem a mesma conotação que aquela conhecida na Medicina Oficial.
Para corrigir um erro na aplicação de uma determinada COR, pode-se utilizar das CORES COMPLEMENTARES, ou, dispersar aquelas aplicadas.

Dentro de uma correlação COR / Efeito, não aplicar:· VERMELHO - em hipertensos; pessoas de tez avermelhada; ruivas; temperamento colérico.
· ROSA - pessoas com comportamento "infantil".
· LARANJA - em pessoas com excesso de autoconfiança; na cabeça (*).
· AMARELA - em casos de inflamação aguda, febre, cólera, estados de excitação mental, histeria, bactérias patogênicas, alcoolismo, nevralgias e palpitação cardíaca.
· AZUL - depressivos, sonolentos, muito quietos.
· ÍNDIGO - pessoas extremamente introspectivos, meditativos, sonhadores.
· VIOLETA - naqueles com mentalidade pouco desenvolvida, com dificuldades de raciocínio.
(*) A COR LARANJA não deve ser aplicada junto à cabeça / cérebro, por ser uma COR muito intensa, considerada a mais física das CORES.

As CORES dentro da CROMOTERAPIA se classificam em dois grandes grupos, a saber:
QUENTES e FRIAS:

As QUENTES estão representadas pela VERMELHA, LARANJA e AMARELA; e as FRIAS pela AZUL, ÍNDIGO e VIOLETA. A COR VERDE também é FRIA, mas prefiro mantê-la à parte, classificando-a como uma COR eminentemente de equilíbrio e que harmoniza o HOMEM, a NATUREZA e a ambos.
Um primeiro toque para Você que está se interessando agora pela CROMOTERAPIA: se não souber o que fazer diante de uma situação e deseja fazer para si mesma ou para uma determinada pessoa vibre VERDE.
A busca do equilíbrio está dentro de uma luta entre duas grandes forças, representadas pela ação das CORES QUENTES e FRIAS. Precisamos encontrar um meio termo entre elas, pois as QUENTES estão associadas ao elemento FOGO, enquanto que as FRIAS com o GELO ou o FRIO. O FOGO, ou seja, o calor é expansivo enquanto que o FRIO é restritor, comprimi.
Não devemos usar CORES FRIAS em pessoas tristes e depressivas, pois com isso estaremos aprofundando seu estado geral. Por outros lado, não devemos aplicar junto às pessoas febris as CORES QUENTES, uma vez que elas já se encontram com grande quantidade destes raios junto delas. Portanto, devemos aplicar nas pessoas febris as CORES FRIAS e nas tristes e depressivas as QUENTES.

Porquê que as CORES são QUENTES ou FRIAS?Por uma razão muito simples: é que as QUENTES são lentas e as FRIAS rápidas, velozes. Isto dito em relação à amplitude e comprimento de uma "onda" eletromagnética, sendo que, quanto mais alta maior a força.
Devido a lentidão do raio VERMELHO, por exemplo, ele esquenta. Já as FRIAS são espertas e vibram tão depressa que não dá tempo de aquecer o local. Agora, é importante ter-se em mente que, ao aplicar-mos a LUZ através do impulso elétrico e com lâmpada incandescente, todas as CORES se tornam QUENTES pelo calor que a lâmpada proporciona. Isso não tira a qualidade de uma COR FRIA.

(Antônio Porto e Clecio Dias)





Efeitos Fisiológicos das Cores nas Roupas

VERMELHO: esta cor faz com que você se sinta mais vigoroso, expansivo e pronto para avançar adiante em algum sentido evidente. Ela tende a atrair o olhar das pessoas e chamar a atenção. Se você usar vermelho, isso pode indicar que tem ardor e paixão, ferocidade e força. As pessoas que gostam de ação e drama apreciam essa cor. Vestir-se de vermelho também pode indicar sexualidade vigorosa.

LARANJA: esta cor revigorante e estimulante não tem muito do mesmo dinamismo do vermelho. Se estiver usando roupas da cor laranja, você pode ter traços corajosos e aventureiros, demonstrando entusiasmo e zelo em qualquer coisa que faça, mesmo que isso consuma suas energias. As pessoas que usam essa cor são afirmativas e gostam de rir e fazer outras pessoas rirem. O uso de roupas da cor laranja também estimula a conversação e o senso de humor.

AMARELO: esta cor geralmente é usada pelos intelectuais, estudiosos e pessoas que gostam de ocupar posições de autoridade e de controle. Ela estimula a receptividade e a atenção aos detalhes. Vestir-se de amarelo "atrai a luz". Essa é a cor mais associada com o Sol e tende a gerar qualidades otimistas e positivas nas pessoas que a usam em suas roupas.

VERDE: esta cor ajuda as pessoas a criarem um ambiente equilibrado, suavizante e calmo à sua volta. Ela simboliza harmonia e equilíbrio. O verde das roupas tende a refletir tipos convencionais, pessoas que gostam de ater-se ao que é certo e justo e que preferem não sobressair numa multidão. Os indivíduos que apreciam essa cor geralmente gostam da natureza e da segurança que ela traz.

AZUL-TURQUESA: esta cor estimula as pessoas a demonstrarem interesse por você. Ela expressa uma personalidade revigorante, que está facilmente acessível. O azul-turquesa ajuda a clarear seus pensamentos e sentimentos, produzindo clareza em sua comunicação. Se você gosta de usar essa cor nas roupas, quer ser visto como portador de jovialidade e vivacidade.

AZUL: vestir-se de azul sugere espiritualidade e ordem. As pessoas que usam essa cor refletem um desejo de paz e quietude, tranqüilidade e até mesmo solidão. Essa cor não é ameaçadora e o indivíduo que a utiliza por certo valoriza a lealdade e a honestidade.

VIOLETA: o uso de roupas violeta gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima. Essa é a cor usada pelos sacerdotes católicos para refletir santidade e humildade. Em virtude da sua riqueza, ela também está associada com o monarca, a extravagância e a prosperidade. Muitos artistas preferem essa cor para suas roupas, talvez por causa das suas qualidades espirituais ou criativas.

MAGENTA: vestir roupas dessa cor gera sentimentos de suavidade, afetuosidade e docilidade. Ela estimula afeição e sentimentos como amor e compaixão. Devido à contribuição do vermelho para a produção dessa cor, o magenta também transmite uma mensagem sexual poderosa, que pode ser manipuladora num nível sutil. Se você gosta de vestir-se com essa cor, isso pode indicar que quer expressar sua sensualidade.

PRETO: na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência. Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam a sociedade ou se rebelam contra as normas sociais. O preto é uma cor que nega a luz e as pessoas que a usam nas roupas rejeitam a luz em si próprias, empurrando-a para longe e não permitindo que ela seja absorvida. Essa é a cor usada pelos homens de negócio, policiais e padres para refletir poder e autoridade. O preto é percebido como escuro e misterioso e também pode significar sexo. Contudo, essa cor também é usada pelas pessoas que preferem parecer tradicionais e responsáveis.

BRANCO: as roupas brancas têm sido associadas à limpeza, à pureza e a inocência. Nos países orientais, o branco é usado como uma cor adequada para a morte e o pesar, aceitando que a pessoa morta partiu do mundo físico para um plano espiritual mais puro. Essa é a cor do desprendimento. O branco reflete todas as cores e as pessoas que o utilizam nas roupas podem faze-lo para manter-se refrescadas sob o calor dos raios solares.

MARROM: a cor marrom geralmente está associada com terra e estabilidade. Para criar essa cor, você precisa misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. O marrom é uma cor envolvida com o enraizamento e a criação de fundações firmes para o futuro (semelhante ao lado positivo do vermelho). Ele também contém a qualidade poderosa do preto, no que se refere à autoridade, à confiança interior e à auto-afirmação. Uma pessoa que gosta de vestir-se com marrom por certo é extremamente dedicada e comprometida com seu trabalho, sua família e seus amigos. No lado positivo, essas pessoas são práticas e materialistas na vida, mas em seu aspecto negativo elas podem ser profundamente inseguras e instáveis. A cor marrom gera organização e constância, especialmente nas responsabilidades do cotidiano. As pessoas que gostam de usar essa cor são capazes de ir "à raiz das coisas" e lidar com questões complicadas de forma simples e direta. Elas não são pessoas "insensatas".

(Antônio Porto e Clecio Dias)


 

Corpo Vital e Energia Prana

1- Corpo Vital
Nós temos um segundo corpo vital, que além de atravessar totalmente nosso corpo físico, todos os nossos órgãos e células internas, sai cerca de 2,5 centímetros para fora envolvendo totalmente os nossos contornos externos, formando uma capa grossa conhecida como aura etérico, aura de saúde ou duplo etérico. O olhar clarividente mostra que o nosso segundo corpo, que atravessa e envolve totalmente nosso corpo físico, tem aspecto de vapor de cor cinza – azulada com nuanças de violeta, com pouca luminosidade, e o aura ou a capa de 2,5 centímetros que contorna todo o externo do corpo físico, é formado de estrias como agulhas de 2,5 cm. Que saem perpendicularmente de cada poro ou pêlo do corpo físico. Quando estas estrias estão firmes e justapostas no corpo etérico, o corpo físico é saudável, quando elas estão curvadas e formando aberturas, o corpo físico é doente. Ainda no aura de saúde no na capa externa, existem vários centros de energia, similares a pequenos redemoinhos de 5 a 15 centímetros de diâmetro, chamados ocultamente de chakras, como espécies de depressões externas. Dos chakras existentes, apenas 7 são utilizados na magia branca para estudos e desenvolvimento, e seus nomes e localizações em correspondência ao corpo físico são: coronal no alto da cabeça, frontal entre as sobrancelhas, laríngeo na frente do pescoço, cardíaco na frente do coração, umbilicalna frente do umbigo, esplênico ao lado esquerdo na região do baço, e raiz ao final da espinha.

Observando com mais detalhes o corpo vital, são vistos três grandes dutos ou nâdis principais, sendo que um começa no chakra coronal na região correspondente ao topo da cabeça e termina no chakra raiz no fim da coluna e seu nome é Sushumna, os outros dois caem do externo do corpo vital, na região correspondente às duas narinas. O que sai da narina direita é Píngala e o que sai na narina esquerda é Ida.

Estes dois dutos se entrelaçam com o terceiro, na altura de cada um dos chakras e se ligam com cada chakra através de um duto ou nâdi secundário. Além destes dutos existem milhares de outros pequenos dutos vistos pela visão clarividente. Esta descrição é importante para o entendimento da absorção das energias vitais e da perda por vampirismo, que explicaremos a seguir. Os três dutos entrelaçados correspondem ocultamente aoCaduceu de Mercúrio, usado como símbolo da medicina em anéis e selos médicos, pela sua correspondência que existe para a manutenção de saúde física.

2. Energia Vital

O sol é na realidade uma fonte de vida, fornece continuamente a energia Prana que é um princípio hiperfísico que existe juntamente com o ar atmosférico, é uma energia universal responsável pela sustentação de toda a vida.Prana pode ser visto facilmente, fixando com atenção o olhar numa região limpa do céu ou acima no nível do mar, e é visto como pequenos glóbulos róseos – violáceos chamados de glóbulos de vitalidade que pululam no ar em todas as direções.

Ao respiramos, o oxigênio entra em nossos pulmões no sangue arterial e retira o excesso de carbono (vegetal), de nosso metabolismo através do sangue venoso, na forma de gás carbônico. Em paralelo a este processo vital, a energia Prana existente junto com o ar atmosférico. O Prana também é absorvido diretamente pelos chakras ou vórtices externos do corpo vital. O Prana absorvido destas maneiras entra na fisiologia oculta, passando pelos milhares de pequenos dutos ou nâdis do corpo etérico, e saem pelas agulhas que formam a capa, ou aura etérico de 2,5 cm que envolve todo o corpo humano, em processo similar à respiração e transpiração cutânea.

É desta maneira que o corpo vital se carrega da energia Prana. Quanto mais Prana for carregado no corpo vital, mais vitalidade e saúde serão dadas ao corpo físico. Existe uma relação direta dos chakras com as glândulas físicas endócrinas, e dos nâdis com os sistemas nervosos. Esta relação é que explica o funcionamento direta pelo contato ou proximidade dos corpos. O Prana pode também ser roubado por vampirismo de energias, o que ocorre de forma inconsciente por pessoas que estão desvitalizados por processos de doenças, de velhice, de sistema nervoso depauperado, de desgastes fisicos exagerados e semelhantes. O vampirismo também pode ser praticado de forma consciente, roubando as energias vitais de pessoas mais jovens e saudáveis através da tomada de passes, de contatos físicos pegajosos, ou pela proximidade usando o chakra esplênico do lado esquerdo como um verdadeiro sugador e chupador de energias. O coitado do escolhido como doador, começa a ficar zonzo, com falta de ar, enfraquecido e incomodado pelo esvaziamento de suas energias.

3. Proteção Contra Vampirismo de Energias

Procurar ter sempre seu Corpo Vital bastante carregado de Prana e Energia Vital, através da exposição ao Sol controlada, de contato com regiões de ar puro na natureza e com o reino vegetal pelo de energias vitais e de uma alimentação sadia usando alimentos frescos e recém colhidos que ainda tenham forças vitais (frutas, legumes e verduras), alimentação de brotos e sucos de vegetais ricos em clorofila.

Fechar o corpo contra o vampirismo de energias. As energias vitais escapam através das pontas ou extremidades do corpo, pelos dedos, pelas mãos, pelos braços e pelas pernas como um todo. Assim cruzar as pernas, os braços, os dedos e fechar as mãos (este é o significado oculto da figa), fecha o corpo e evita a perda e o roubo de energias vitais.

A maneira mais eficaz de roubar energias de outra pessoa é usar o chakra esplênico (próximo ao baço) do lado esquerdo do corpo. Devido a isso, observe se as pessoas estão usando o lado esquerdo delas para ficar em sua frente, às suas costas ou ao seu lado direito. Procure ter os possíveis sugadores de energia à sua esquerda, e usar o seu chakra esplênico do lado esquerdo como um protetor. Isto tudo não faz diferença entre pessoas saudáveis e equilibradas em energia Prana.

Evitar locais e ambientes vampirizantes, como centros de baixo animismo, locais de práticas de magias cinzenta e negra, lupanares e ambientes de pessoas egoístas e invejosas. Controlar o tempo de estadia em locais tipicamente vampirizantes, como hospitais, asilos, cemitérios e outros e fechando o corpo sempre que necessário. Quando houver necessidade de permanência direta nesses locais, não há problema algum, desde que a pessoas tenha em excesso de forma natural, ou que se vitalize constantemente.

Formar um egrégora ou forma pensamento que atue como um escudo protetor, para os chamados encostos ou formas de desejo (kama-rupas) de encarnados e desencarnados que grudam no aura e sugam energia psíquicas e vitais. Para este caso existe uma prática de proteção divulgada em um outro trabalho.

Praticar o Pranayma ou domínio de Prana através da respiração como segue no ítem 4.

Evitar contato e influências de todos os parasitas do reino vegetal, animal e hominal, que sugam nossas energias. Samambaias e plantas parasitas, devem ser usados externamente nas residências e não internamente, pois o efeito de acalmar as pessoas está ligado em parte às energias sugadas. Gatos e animais domésticos classificados como "preguiçosos" devem ser tratados com toda atenção, dignidade e carinho, porém respeitando limites de contatos físicos

Do mesmo modo, pessoas invejosas, negativas, preguiçosas, indolentes, problemáticas, doentes, depauperadas e que sugam nossas energias, devem ser tratadas com amor e calor humano, e se tivermos excessos de energias vitais, não custa ceder um pouco aos necessitados. Mas, se estamos sendo prejudicados, devemos usar nossas inteligência e nosso bom senso, para administrarmos a situação, sem mágoas e conflitos e respeitando sempre a vida, as condições e as dificuldades do próximo.

4. Pranayama

Pranayama quer dizer domínio de Prana ou Energia Vital. É uma prática de respiração que provoca em paralelo a absorção de Prana pelo corpo vital, através dos dutos Píngala e Ida e pelos chakras, conforme explicados nas partes 1 e 2. Podemos ficar semanas sem comer e sem beber, dias sem dormir, mas sem respirar agüentamos no máximo alguns minutos, devido à interrupção de oxigênio e principalmente de Prana.

4.1 - Condições

O ambiente deve ser limpo, bastante arejado com ar puro, e a prática deve ser feita durante o diapreferencialmente, pela maior presença de Prana emanado pelo Sol. A prática ao ar livre e na natureza é ideal, mas nem sempre possível. Pode ser feita em qualquer hora do dia, sendo que a melhor hora é 6 da manhã, seguindo-se 12 e 18 horas, devido a serem horas de mudança das principais energias ocultas presente na natureza.

O corpo deve estar limpo a posição pode ser em pé, ou sentada com a coluna na vertical e mãos apoiadas nas coxas, ou em posições orientais de meditação (purâsana, padmâsana, samanâsana). A posição deve ser voltada para o norte em ambiente interno, ou voltada para o Sol ao ar livre. Os sentimentos devem ser serenados, e com a mente calma, sempre antes de qualquer pranayama, mentalizar o prana, na forma de pequenos glóbulos vitais presentes no ar atmosférico, como sendo uma energia que vai entrar pela respiração e que dará força e vitalidade.

4.2. Técnicas

4.2.1.  Método Quaternário, de Quatro Etapas (com uma mesma medida de tempo e sem abusos)

Inspire pelas duas narinas, mentalizando o Prana entrando, como glóbulos de vitalidade de cor róseo-violácea;

Guarde o ar nos pulmões, mentalizando que o Prana está sendo absorvido:

Expire o ar pelas duas narinas, mentalizando o ar saindo sem Prana, com os glóbulos sem cor; e Mantenha os pulmões sem ar, mentalizando que o Prana foi armazenado e sentindo mais vida.

Notas

a. Iniciar com um tempo fixo de 5 segundos para cada fase, contado mentalmente. Periodicamente tentar aumentar o tempo para 6 segundos, 7 segundos e assim sucessivamente, de forma natural e sem forçar, até chegar no tempo de 25 segundos. Este processo costuma demorar um ou mais anos para se atingido de forma natural, e o Prana vai sendo cada vez mais absorvido e em maior quantidade. Após chegar no estágio máximo, seguem-se etapas intensificadas que buscam os limites individuais, porém ainda sem exageros. Em cada pranayama devem ser feitos no mínimo 7 ciclos completos de 4 etapas.

b. A cada duas horas existe a mudança do momento de Píngala, onde a narina direita está totalmente aberta e a esquerda quase fechada, para o momento de Ida com a narina esquerda totalmente aberta e direita quase fechada. Após meses de prática de pranayama, deve-se procurar o momento de Susumna, onde as duas narinas estão igualmente abertas, isto provoca um equilíbrio nervoso muito mais intenso. Repare em sua respiração e você comprovará que estes ciclos ocultos de 2 horas realmente existem.

4.2.2. Método da Respiração Completa

Para ajudar, durante o dia faça algumas respirações completas sempre que possível (de 10 a 20). Nós usamos apenas 1/3 da capacidade pulmonar, e a respiração completa permite aumentar esta capacidade e uma maior absorção de Prana e vitalidade. É simples, mas respirar assim algumas vezes por dia, vitaliza e dá saúde :

Encha ao máximo os pulmões pelas narinas com a ajuda do diafragma, empurrando a barriga para fora e o ar para cima,

Com os pulmões 100% cheios, retenha o ar alguns segundos e depois expire pelas narinas.

Querida(o) Ouvinte, se você considerar os nossos ensinamentos do Corpo Vital e da Energia Prana, e se praticar fielmente o pranayama indicado, gradativamente você vai se sentir mais disposta(o), mais saudável e vitalizada(o).

Nunca desista, pratique sempre o pranayama e a respiração completa, só assim, você poderá se beneficiar e comprovar as verdades ocultas, usando o seu próprio corpo como laboratório e sua mente como a grande pesquisadora e observadora. Os conselhos para proteção contra vampirismo consciente e inconsciente de outras pessoas, são práticos e dão muito resultado, pois fazem parte dos conhecimentos usados pelos ocultistas no dia a dia, enfrentando as influências de locais e de pessoas.

Existem outras técnicas de pranayamas alternados, que somente são praticadas em processo de iniciação.

Um forte abraço, e conte sempre comigo no caminho da busca da verdade e do auto-conhecimento.

(Prof. Adhemar Ramos  -  Nosso carinho e saudades!!!)

Ciclos de vida

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu.
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.
Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar...
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora.
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que se tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração.... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.
Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é  insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.
Encerrando ciclos. 
Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.
Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..
E lembra-te : “Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão”

(Consciência Cósmica - em memória Professor Adhemar Ramos)


Método da Meditação (Adhemar Ramos ... saudoso Mestre!)


Horário: Todos os horários reais entre 3h00 da manhã e 22h00 da noite são válidos, mas os melhores horários são ao redor de 6h00, 12h00, 18h00 e 20h00, pois muitos Mestres e Adeptos realizam meditação e práticas espiritualistas nesses horários, o que fortalece uma possível canalização com os mesmos.

Posição: Escolher a postura que proporcione melhor conforto físico: Padmâsana, ou postura de Budha onde o oriental consegue ficar horas em posição cômoda, sem se cansar, mas para nós ocidentais é difícil;Samanâsana que consiste em sentar com as pernas cruzadas e com as mãos descansando sobre os joelhos, postura que fazemos ao sentarmos no chão; ou Purâsana, a mais indicada para nós ocidentais, que é sentar confortavelmente em uma cadeira simples, com a coluna bem na vertical e com as mãos sobre as coxas.

Condições: Roupas naturais, leves, soltas, sem nada que aperte ou interfira na circulação. Estômago vazio ou com alimentação leve. Local arejado e o mais silencioso possível de acordo com horário de menor ruído.

Método Prático
Complemento do Decálogo (YAMA E NIYAMA)

1.  ÂSANA
Sentado com a coluna bem na vertical, feche os olhos e solte todo o corpo. Comece a relaxar, a acalmar o corpo físico até não sentir mais o próprio corpo. Coloque sua consciência em cada parte do corpo durante alguns segundos, solte e relaxe a parte do corpo até não a sinta mais, até que fique adormecida. Mude a sua consciência para outra parte do corpo, deixando a parte anterior amortecida. Comece colocando sua consciência nos dedos dos pés, relaxe e amorteça os dedos dos pés. Agora relaxe os calcanhares até não senti-los mais. Relaxe os tornozelos. Solte e amorteça os músculos, as batatas das pernas. Solte e relaxe os joelhos. Amorteça as coxas. Solte os quadris não sentindo mais as pernas. Solte e relaxe os dedos das mãos. Relaxe as munhecas. Solte e relaxe os antebraços, os cotovelos, os bíceps, procure não sentir os braços. Solte a região pélvica, os músculos da barriga, solte a coluna começando por baixo e relaxe as costas. Relaxe o peito, os ombros procurando não sentir o tronco. Solte e relaxe o pescoço, a nuca, a cabeça. Solte e relaxe os maxilares, o queixo, solte a boca. Solte o nariz, solte os olhos, as sobrancelhas. Solte e relaxe a testa, o couro cabeludo e procure não sentir a cabeça. Procure não sentir o corpo, observe se está completamente adormecido. Se existir qualquer parte do corpo não adormecida, coloque a consciência nessa parte, solte e relaxe e retire a consciência para adormecer essa parte. Fique alguns instantes sentindo o corpo físico adormecido.

2. PRANAYAMA
Com o corpo físico adormecido, acalme agora o seu corpo vital. Mentalize prana, a energia vital, como pequenos glóbulos de cor rosa-violácea pululando em todas as direções, existentes junto com o ar atmosférico.Inspire lenta e profundamente durante cerca de 5 segundos mentalizando prana, os glóbulos rosa-violáceos entrando junto com o ar nos pulmões. Prenda a respiração 5 segundos, mentalizando a energia prana rosa-violácea sendo absorvida internamente. Expire lentamente durante cerca de 5 segundos, mentalizando os glóbulos de vitalidade saindo esbranquiçados, sem cor. Com os pulmões vazios durante 5 segundos, mentalize prana rosa-violáceo nutrindo e acalmando sua vida, seu corpo vital. Repetir sete (7) vezes o ciclo quaternário completo. Fique alguns intantes sentindo o corpo vital nutrido e calmo.

3. PRATIAHARA
Com o corpo vital relaxado, o sistema nervoso fica amortecido, e apague agora os 5 sentidos. O tato já está amortecido, com o relaxamento do corpo físico, e se alguma parte do corpo incomoda, coloque a consciência nessa parte, solte e relaxe até não sentir. Apague agora o seu olfato, e não sinta odores seus e do ambiente. Apague seu paladar, não sinta sabores e aromas na boca e na garganta. Apague agora sua visão, com os olhos fechados apague as imagens do exterior, e apague todas as imagens interiores, foque a visão na escuridão interior, na negritude total. Apague agora a audição, afaste os sons, sinta que estão diminuindo, se afastando, ficando fracos e distantes cada vez mais. Concentre a mente no campo escuro e procure ficar cada mais vez concentrado na escuridão Interior, e nessa concentração sinta a abstração da audição, o silêncio total.

4. DHARANA
Com o corpo astral amortecido, com os sentidos apagados, não pense, concentre a mente num ponto no meio da escuridão interior, concentre a consciência, a mente nesse ponto. Acalme a mente, afaste os pensamentos, e concentre a mente cada vez mais nesse ponto, sem pensar em nada, perceba a audição se afastando e apagando. Concentre a mente cada vez mais no ponto e sinta a mente leve, balançar, flutuar como um gás, solte a mente e a mantenha flutuando mas presa no ponto, até que pare de balançar, que acalme, que pare totalmente. Fixe a mente no ponto e observe com atenção total a escuridão. Sinta que você está no ponto, está na escuridão e atento apenas observe, até que entre em meditação. Este ponto, é o ponto de domínio da mente, de concentração da mente em um ponto na escuridão. Observe a tela escura, com atenção, até ver um ponto, pontos de luz, até ver imagens com pouca luz que começam a se formar na escuridão. Concentre a atenção nos pontos de luz e observe as imagens que vão se revelando na escuridão, cada vez com mais detalhes, mais nitidez, como a revelação da imagem de uma foto, até ver a imagem, a cena, o acontecimento completo. Solte então sua mente em direção à imagem e deixe-se levar na contemplação da imagem, na experiência, na viagem, acompanhe com a mente a subida, a descida, a entrada em portas ambientes, túnel, qualquer acontecimento, acompanhando mentalmente o que é revelado, apenas veja, registre, observe.

A meditação ou dhyana acontece automaticamente e começa ao chegar no final da fase quatro ou dharana, pois são fases interligadas. Assim, quando atingir a meditação, quando os conhecimentos ou revelações forem conseguidas, ou quando terminar o tempo previsto da medição (use um despertador para despertar no tempo de meditação programado e o coloque bem afastado para despertar com ruído fraco e não bruscamente). Para voltar, saia suavemente da meditação, coloque sua consciência na mente, depois nos sentidos, comece a ouvir, abra lentamente os olhos, coloque sua consciência na vida, no corpo físico e comece a mexer lentamente os dedos, os braços, as pernas e o corpo.

5. DHYANA OU MEDITAÇÃO
É a experiência que acontece imediatamente após o controle do corpo mental, concentrando a mente no ponto, na escuridão interior, como descrito na fase 4 anterior. Comece a meditar primeiro sem pensar em nada, até observar um símbolo, uma imagem, uma cena, um acontecimento revelado na meditação. Depois, que tiver algo revelado, use o que foi revelado na meditação seguinte. Realize as fases um, dois, três e quatro, e na fase quatro quando focar a mente no ponto na escuridão, pense no símbolo, na palavra, na imagem, na cena revelada, e mentalmente coloque tudo o que sabe sobre o ponto de meditação. Pare de pensar e observe o objeto de meditação e espere mais revelação. Foque novamente a mente no objeto de meditação, coloque tudo o que sabe mentalmente, concentre a mente no objeto e espere com a mente concentrada e atenta. Repita este ciclo até que aconteça a revelação, até que o Espírito, o Mestre Interior, a Consciência Superior comece a "me-ditar", a me jorrar conhecimentos superiores e consciência.
Outro processo, é escolher algo, qualquer coisa de interesse, para ser o objeto de meditação, para buscar respostas e conhecimentos, e usar como objeto escolhido de meditação da mesma maneira como foi mencionado acima para algo revelado na meditação.
Na meditação, podem ser revelados símbolos e conhecimentos superiores completos, conhecimentos angélicos relacionados ao passado, ao presente e ao futuro, pelo despertar do mental abstrato, o mental angélico. Podem ser revelados cenas e acontecimentos do futuro, que não podem ser mudados e que acontecerão exatamente como mostrados na meditação, como verdadeiras profecias, pelo despertar de budhi ou intuição. Podem ser revelados conhecimentos divinos, sagrados ou superiores, pelo despertar de atmã ou da percepção crística. As revelações acontecerão e serão compatíveis ao seu nível de consciência.

6. SAMÂDHI
É o estado que gradativamente a meditação permite alcançar. É o estado de supra consciência, é a integração com a divindade, é o encontro com nossa realidade, com nosso Eu Interior, com nosso Cristo Interno.Consegue-se a sabedoria total, liberta-se da dor e da ignorância, ama-se a tudo e a todos, e atinge-se o próprio estado de ser da divindade, funde-se com Deus. É o estado máximo do ioga, é o estado onde dizemos"Om Mani Padme Hum", "Ó Jóia Preciosa do Lótus!" - "Eu sou Tu e Tu és Eu, Oh! Mestre". É um estado de dupla personalidade, onde somos ser humano e Deus ao mesmo tempo. Um estado de êxtase, de Nirvana ou de felicidade indescritível em linguagem humana. É ser o próprio Cristo, Iluminado, a Essência que animou todas as nossas vidas e experiências evolutivas, é a integração total com o próprio universo, com Deus. É estado onde temos duas consciências simultâneas, a de Criador e a de criatura ou personalidade.

Um forte abraço e conte sempre comigo no caminho da busca da verdade e do auto-conhecimento.

(Prof. Adhemar Ramos)

Minha homenagem e agradecimento a este mestre especial, inteligente, humano, simples, carinhoso, gentil e prestativo... foi muito bom ter sido iniciada na Meditação, na Serra do Roncador - Nova Xavantina. 
Abra nossos caminhos,  mestre !!!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Cromoterapia - falando de luz

Praticada já entre os egípcios, caldeus, babilônios e chineses. Mais tarde entre os Gregos e romanos. Hipócrates, Pai da Medicina, já deixou escritos sobre tratamentos cromoterápicos em sua obra.

Sabemos que somos luz que vibra na mais baixa intensidade, criando as condições exatas para que surja o corpo físico. A aplicação das cores altera ou mantém as vibrações que nos proporcionam saúde, pela capacidade de regeneração que a energia luminosa possui e a ação vibracional que as cores nos proporcionam. Nossos corpos, por um princípio ativo selecionam e absorvem da luz do Sol as vibrações das cores necessárias para o próprio equilíbrio. A cor e a vibração estão intimamente relacionadas com a fisiologia do corpo.

Em 1920, o Dr. Dinshah P. Ghadiali, médico indiano que dedicou sua vida as pesquisas do que chamou de Spectrocromometria, fundou a Dinshah Health Society,contribuindo assim para aliviar o sofrimento humano.

Cada cor, emana uma propriedade característica. Por exemplo:
O vermelho é estimulante, melhora a circulação sangüínea.
O laranja possui propriedades descongestionantes.
O amarelo, é um excelente estimulante do sistema linfático e do trato intestinal.
O verde-limão, nutre e repara as células. Estimula o cérebro.
O verde, é um equilibrador das funções cerebrais e do corpo físico em geral.
O azul-turquesa, constrói a pele. Cura lesões de pele produzidas por queimaduras graves.
O azul, é ideal para para tratar: medo, tensão, taquicardia, bem como proporcionar alívio para a insônia.
O índigo, aumenta o número de glóbulos brancos no sangue.
O violeta é um bactericida e higienizador de feridas. Tem um efeito tranqüilizador sobre o sistema nervoso.

Conforme afirma o dr. Jacob Liberman, pioneiro da fototerapia, a luz é realmente o remédio do futuro.

(Dr.Richard Gerber)

Reflexão

"A vida não espera de nós sacrifícios inatingíveis, ela apenas pede que façamos nossa jornada com alegria em nosso coração e para ser uma benção para todos aqueles que nos rodeiam. Se nós fazemos o mundo melhor com a nossa visita, então nós cumprimos a nossa missão."

(Dr. Edward Bach)

Água solarizada

Uma maneira muito eficaz de obter os benefícios terapêuticos das cores é através da água solarizada.
É importante que  primeiro você entenda como cada cor atua de forma terapêutica , e, assim, escolher a cor adequada para a sua necessidade atual . Para ler a postagem sobre as cores  clique no índice deste blog.

Existem sete grandes chakras ao longo do eixo vertical do corpo de energia, correspondente à coluna vertebral no corpo físico. A energia sob a forma de luz é atraída pelo campo energético, que funciona como um prisma, partindo-a em sete correntes que correspondem às bandas de frequência de espectro de cor. Cada uma delas é atraída por ressonância a um chakra, cujas vibrações estão na mesma frequência.

Este método é muito simples e fácil de preparo. Trata-se de utilizar água mineral energizada com a cor desejada e usufruir de todos os benefícios que a mesma promove.
Para essa técnica utilizamos um copo, garrafa, ou recipiente de vidro transparente, e neste, colocamos água potável, envolvendo-o com papel colorido. Podendo também utilizar garrafas coloridas.
A luz solar, filtrada pelo vidro ou papel colorido, energiza a água, que adquire as propriedades da cor selecionada ( nunca usar garrafa plástica).

Deverá ser tomado dois copos de água carregada ao dia, sendo um pela manhã em jejum e o outro à noite antes de dormir. A duração desta técnica de tratamento estende-se até a melhora do sintoma.
Esta água é tomada ao longo do dia, em pequenos goles.

 Essa técnica também pode ser usada com óleo de amêndoas para massagens locais (apenas uso externo).
Outras substâncias podem ser solarizadas, assim como leite, óleo de amêndoas (para massagem) e até mesmo alimentos.
Se assim é, cada cor, com uma frequência diferente, vai produzir igualmente resultados diferentes sobre o corpo.

A água solarizada sempre dá ótimos resultados para tratamentos como a hipertensão, diabetes, gastrite, entre outros.
Tal como uma arco-íris, uma pessoa saudável deverá distribuir todas as energias, comprimentos de onda e cores de uma forma equilibrada.

Mas lembre-se: A cromoterapia não substitui o atendimento médico!!!


(Internet - Postado por Sandra Baptista)

Sustentabilidade empresarial

Nosso planeta dá sinais claros de que não suporta mais o ritmo de consumo que imprimimos nos dias atuais. A poluição da terra; da água e do ar; chegaram a níveis tão altos que em alguns países certas regiões chegam a ter níveis de poluição que provocam deformidades e problemas gravíssimos de saúde para os habitantes locais.

Como vivemos numa “bolha de vida” e tudo o que se faz aqui reflete obrigatoriamente em toda parte, a sucessão de ocorrências catastróficas ligadas ao clima e ao meio ambiente, constantemente atacados pelo nosso modo de vida; acabaram forçando a humanidade a repensar sua forma de se relacionar com o planeta. Isso ajudou muito a criar uma consciência planetária de que algo deve mudar.

Da mesma forma, essa massa consumidora, cada vez mais, representa uma pressão enorme sobre as empresas e suas práticas de produção e de prestação de serviços. Isso é muito positivo, pois cria nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de forma drástica e rápida, sob pena de verem suas vendas e seus lucros caírem rapidamente de forma perigosa e arriscada. Esse “novo comportamento” acabou recebendo o nome de sustentabilidade empresarial. Desta forma, as empresas acabaram definindo um conjunto de práticas que procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que atuam.
Cabe a cada um de nós, como consumidores atentos, elevar o nível de pressão sobre essas empresas teimosas e deixar bem claro que ou elas mudam sua forma de agir e controlam seus procedimentos produtivos e agem de forma mais sustentável, ou seus produtos acabarão sendo deixados de lado e elas perderão o mercado.

Mas, para que a sustentabilidade empresarial seja uma realidade em todo mundo, os consumidores devem se unir e promover uma grande onda de esclarecimento e de cobrança consciente. Devem fazer os empresários entenderem que chegou o fim do “lucro pelo lucro” e que, agora, pensar com responsabilidade e cuidar do mundo que nos cerca é crucial para nossa própria sobrevivência.
Varias empresas que visam a sustetabilidade empresarial de forma seria e prioritaria a inseriram no marketing e em suas propagandas, mostrando claramente para os consumidores que estão frazendo a sua parte, cuidando do planeta.

(http://www.atitudessustentaveis.com.br)

Caminhar é possível...

Para além de passar, obviamente, por uma alimentação mais saudável e pouco calórica, um plano de emagrecimento torna-se mais bem-sucedido se for aliado a algum tipo de atividade física. No entanto, é aqui que as coisas se complicam porque nem todos temos tempo ou dinheiro para frequentar um ginásio luxuoso, mas a verdade é que não é necessário algo tão grandioso para queimar calorias. Uma coisa tão simples como caminhar, também é exercício e existem 5 formas simples de potenciar as suas caminhadas para começar a ver os quilos a desaparecer.

1- Faça uma caminhada antes do pequeno-almoço. Caminhar é considerada uma atividade de baixa intensidade, ou seja, embora seja o suficiente para acelerar o ritmo cardíaco, não é o suficiente para acelerar o metabolismo de tal forma que esse continue a queimar calorias para além da caminhada efetuada. No entanto, se caminhar antes do pequeno-almoço, mal coma alguma coisa, o organismo irá utilizar esses alimentos como fonte de energia, não lhes dando tempo de se transformar em gorduras indesejadas.

2- Deve caminhar durante pelo menos 45 minutos. Estudos científicos já comprovaram que as caminhadas apenas começam a surtir efeito e a queimar gordura localizada após os primeiros 30 minutos – até aí, limita-se a eliminar calorias. É lógico que durante este processo alguma gordura é, de fato, queimada, mas não o suficiente para começar a adelgaçar a silhueta. Faça um esforço e caminhe durante pelo menos 45 minutos para começar a combater a gordura acumulada nas nádegas, coxas, pernas e abdominais.

3- Caminhe rapidamente. Se quer utilizar as caminhadas como parte integrante de um plano de emagrecimento, é necessário caminhar rápida e energicamente. Esqueça o “modo passeio”, acelere o passo, mexa os braços, sincronize o corpo, intensifique o batimento cardíaco, encontre o seu ritmo e queime caloria atrás de caloria, gordura atrás de gordura.

4- As caminhadas têm de evoluir. Ao contrário do que possa pensar, se durante um ano caminhar todos os dias durante o mesmo tempo, a mesma distância, ao mesmo ritmo, chegará a um ponto em que deixará de ver resultados. Devido ao fato desta atividade ser de baixa intensidade, para manter o progresso, ou seja, a perda de quilos, terá de tornar as caminhadas mais difíceis: aumentar o número de quilometros percorridos, escolher um percurso mais íngreme ou com obstáculos. Há que se colocar constantemente à prova se quer continuar a ver bons resultados.

5- Faça uma caminhada depois do jantar. Um dos melhores momentos do dia para fazer uma caminhada é depois do jantar, simplesmente porque irá queimar, de imediato, algumas das calorias que acabou de ingerir e que, caso ficasse sentado no sofá ou fosse para a cama, rapidamente se transformariam em gordura.

(Leonard John Matthews)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reflexão

Felicidade é um estado de espírito. O coração tem razões que a própria razão desconhece... Viver com paixão, acreditar que você tem direito a tudo, alimentar a sua alma, se amar acima de tudo... Cativar as pessoas, deixando um pouco de você em cada ser. Encante as pessoas com a sua luz! Saia da passividade. Dê esta chance a você... É a esperança de algo novo e muito positivo acontecendo. Você é responsável por tudo que acontece na sua vida.

Não existe o certo ou o errado, apenas lados diferentes numa mesma situação. Aceitar as pessoas como são, sem impor condições é um grande desafio! Se você acha que não está mais gostando da outra pessoa como ela é, pule fora! Ela muda apenas quando e se ela quiser... Pratique o perdão. Todos estão em momentos diferentes e o processo de transformação é individual. Não entender isto causa estafa mental, perda de energia e de tempo! E o tempo é implacável, não volta mais! Significa não valorizar sua sensibilidade e sabedoria.

A alegria da vida está justamente no fato de que as pessoas são todas diferentes, estão sempre se modificando... Alimentar a alma com músicas, livros inspirados, conversar com a natureza, sintonizar as pessoas. As ferramentas estão dentro de você! Seja você mesmo, sem máscaras.

Deixe a sua vida fluir, preste atenção nas sincronicidades, ame com intensidade. Mesmo que seja por uma breve eternidade... Ouça o seu coração. Pratique o amor incondicional. O que importa é que estas mensagens levem consigo a intenção de paz interior, bom astral e grandes transformações positivas.

Que você encontre sempre muita luz e amor!

(Mon Liu)

Tireoide

O que é a tireoide?
Localização da glândula tireoide
A tiroide (ou tireoide) é uma glândula em formato de borboleta localizada na base do pescoço, à frente da traqueia e logo abaixo da cartilagem tireoide (mais conhecida como pomo-de-adão). A glândula tireoide produz dois hormônios chamados de triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4, respectivamente. Esses hormônios são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, o modo como o organismo armazena e gasta energia.
Quando a tireoide funciona muito e produz hormônios em excesso, chamamos de hipertireoidismo. Quando funciona pouco ou quando esta foi removida cirurgicamente devido a um tumor, chamamos de hipotireoidismo.

Reforçando o conceito:- Hipertireoidismo = produção exagerada de hormônios tireoidianos
- Hipotireoidismo = produção insuficiente de hormônios tireoidianos
 A falta de hormônios tireoidianos (hipotireoidismo) diminui nosso metabolismo e causa problemas.

Sintomas do hipotireoidismo:
- Astenia
- Bócio - Pode ocorrer no hiper e no hipotireoidismo
- Pele seca
- Dor nas articulações
- Síndrome do túnel do carpo
- Constipação intestinal (prisão de ventre)
- Aumento do colesterol
- Alterações da menstruação
- Ganho de peso
- Intolerância ao frio
- Perda de cabelo
- Letargia
- Edemas (Inchaços)
- Coma (em casos graves e não tratados)

O bócio é o aumento de tamanho da tireoide que pode ser notado como um abaulamento na região anterior do pescoço. Pode ocorrer no hipotireoidismo e no hipertireoidismo.
O bócio era um sinal muito comum até o início do século XX devido à deficiência de iodo na alimentação (o iodo é um elemento necessário para a formação dos hormônios tireoidianos). A partir da metade do século passado, o iodo foi adicionado ao sal de cozinha e desde então a sua carência deixou de ser uma causa comum de bócio.

Sintomas do hipertireoidismo:
- Aumento do suor
- Intolerância ao calor
- Proptose do olho (olhos esbugalhados)
- Palpitações e arritmias cardíacas
- Perda de peso
- Aumento da sede e da fome
- Irritabilidade e ansiedade
- Tremores das mãos

As principais causas de hipotireoidismo e hipertireoidismo são as doenças autoimunes (aquelas em que o organismo indevidamente produz anticorpos conta ele mesmo), a destacar a doença de Graves no hipertireoidismo e a doença de Hashimoto no hipotireoidismo.
A remoção cirúrgica da tireoide, ou a sua destruição por iodo radioativo também são causas comuns de hipotireoidismo.
O diagnóstico, em geral, é feito com análises de sangue, através da dosagem dos hormônios TSH e T4 livre.
O tratamento é feito com reposição de hormônios no hipotireoidismo ou com drogas que inibem a produção dos mesmos no hipertireoidismo.

(MD.Saúde - Internet)

Glicemia Pós-Prandial

Diabetes bem cuidado é sinônimo de qualidade de vida. Nos últimos tempos, a glicemia pós–prandial entrou definitivamente na lista de quem controla a taxa de glicemia com categoria e bom senso.

O endocrinologista Dr. Sérgio Atala Dib, coordenador do Centro de Diabetes da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo, é uma figura reconhecida pela maneira como administra o tratamento de diabetes e pela sua capacidade de trabalhar simultaneamente em várias frentes, buscando a melhor forma de evitar que o diabetes se torne muitas vezes, abrupto e perigoso.

Para o especialista, manter o corpo em harmonia é puro planejamento. Pode-se prever e controlar essas oscilações de hipoglicemia e hiperglicemia com aplicações programadas de insulina, na quantidade requerida pelo organismo. A boa manutenção pode contar, além da glicemia de jejum, com a praticidade e os benefícios da glicemia pós-prandial. Veja a entrevista dada à De Bem com a Vida:

A maior parte das pessoas acredita que ao realizar uma única glicemia em jejum no laboratório e obter bom resultado, significa que o diabetes está bem controlado. Isto é verdade?

- Dr. Sérgio: Não. Embora a glicemia de jejum tenha uma boa correlação com outros parâmetros de controle glicêmico, principalmente no diabetes tipo 2, ela representa apenas um momento, entre as suas oscilações diárias. No diabetes tipo 1, por exemplo, a glicemia de jejum não apresenta uma correlação satisfatória com a hemoglobina glicada ou HbA1c que no momento é  o melhor parâmetro para avaliar o nível  do controle glicêmico dos pacientes com diabetes.

Qual a diferença entre a glicemia de jejum e a pós-prandial?

- Dr. Sérgio: A glicemia de jejum é aquela realizada após um período entre 8 e 10 horas, sem qualquer alimentação. A palavra pós-prandial significa: após a refeição. Portanto, glicemia pós-prandial se refere à concentração de glicose no sangue logo em seguida da refeição. A diferença entre a glicemia de jejum e a pós-prandial é que a primeira é precedida de um período de jejum e a segunda da alimentação.

Qual é a importância básica da glicemia pós-prandial para o organismo?

- Dr. Sérgio: A glicemia pós-prandial corresponde à avaliação da glicose no sangue 1 a 2 horas após a alimentação. Sabe-se que as concentrações de glicose no sangue começam a subir, aproximadamente, 10 minutos depois do início da alimentação, como resultado da absorção dos hidratos de carbono. A magnitude e o tempo do pico da concentração da glicose no sangue, após a refeição, depende de uma série de fatores, tais como o tempo em que esta é medida, a quantidade e a composição da alimentação. Em indivíduos que não têm diabetes, o pico da glicose no sangue, que ocorre cerca de 1 hora após o início da alimentação, raramente ultrapassa 140 mg/dL e retorna aos valores de antes da refeição, dentro de 2 a 3 horas.

Nos indivíduos com diabetes, os níveis poderão ser mais elevados e contribuir para que os níveis de glicemia pós-prandial sejam mais elevados e permaneçam por um período mais prolongado do que nos indivíduos que não apresentam esses quadros. O papel da hiperglicemia pós-prandial na etiologia das complicações relacionadas ao diabetes e a sua evolução, embora precise ser melhor elucidado, é maior do que antes se supunha. Portanto, as elevações agudas na glicemia – após a ingestão alimentar – estão associadas com uma variedade de alterações, tanto funcionais, como estruturais, no organismo, medidas pela glicose.

Por que a monitoração da glicemia pós-prandial é importante?

- Dr. Sérgio: Um grande número de estudos indica que a hiperglicemia pode constituir-se num valor de risco independente para doença macrovascular. A longo prazo, a presença da hiperglicemia pós-prandial é um fator preditivo significante de infarto do miocárdio e óbito. No diabetes gestacional o controle rigoroso da glicemia pós-prandial está associado com uma evolução melhor da mãe e do recém-nascido do que quando apenas os níveis de glicemia de jejum e os pres-prandiais são controlados.

Estes achados têm levado aos Diabetologistas concluírem que a hiperglicemia pós-prandial desempenha um papel mais importante na etiologia das complicações relacionadas ao diabetes e a sua evolução do que previamente estimado.
  
Diferença entre a Glicemia de Jejum e a Glicemia Pós-Prandial:-

Glicemia de Jejum: Teste realizado após 8 a 10 horas sem alimentação. Valor recomendado: de 90 a 130 mg/dL

Glicemia Pós-Prandial: Teste realizado após 1 a 2 horas da alimentação. Valor recomendado: < que 180 mg/dL

O que é a hemoglobina glicada (HbA1c)?

- Dr. Sérgio: A HbA1c é uma medida do grau de glicosilação da hemoglobina dos glóbulos vermelhos e é expressa como uma porcentagem da concentração total de hemoglobina. A HbA1c está relacionada ao tempo e à concentração da glicose, na qual a hemoglobina ficou exposta. Como a vida média dos glóbulos vermelhos é de 180 dias, os níveis de HbA1c nos fornece uma indicação da média dos níveis de glicemia durante os 2 a 3 meses, incorporando tanto as glicemias pré como as pós-prandiais.

Para que serve o teste da HbA1c?

- Dr. Sérgio: Como a glicemia varia muito, durante um período de 24 horas e de dia para dia, a medida de HbA1c é o melhor indicador, no momento, do controle a longo prazo da glicemia.

Qual a relação entre o controle da HbA1c, glicemia pós-prandial e o bom controle do diabetes?

- Dr. Sérgio: Uma alteração em 1% na HbA1c corresponde a uma alteração de aproximadamente 35 mg/dL na média das glicemias. É interessante chamar a atenção que no diabetes tipo 1, as glicemias que mais se correlacionam com a HbA1c são tomadas após o almoço e à noite ao deitar. Enquanto no diabetes tipo 2, existem estudos demonstrando que há uma boa correlação entre os níveis de HbA1c com a glicemia de jejum e com as glicemias pós-prandiais, medidas 1 e 2 horas após uma sobrecarga de glicose ou refeição.

(Revista “De Bem com a Vida” –  Roche Diagnostica do Brasil)

domingo, 27 de maio de 2012

Reflexão


"Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir".

(Steve Jobs)


Frase do dia

Infarto - causas e prevenções

"As doenças cardíacas são, atualmente, as que mais matam pessoas no mundo inteiro. Sabe-se que existem fatores hereditários na origem dessas doenças que são agravados pela associação com os chamados fatores de risco. Os fatores hereditários só poderão ser alterados, no futuro, com a Bioengenharia Genética. Em relação aos fatores de risco, atualmente, cada pessoa deve e pode influir, preventivamente sobre: obesidade, pressão arterial, falta de exercícios, nível de colesterol, fumo, álcool, diabetes, etc". 

Infarto Sem Dor: Sinais e Sintomas

Um estudo feito por pesquisadores em cerca de 1.600 hospitais americanos, concluiu que uma em cada três pessoas que sofre um ataque cardíaco não sente dor no peito. Em certos grupos de pacientes, como mulheres, diabéticos e idosos, a incidência do sintoma era significativamente menor. Segundo John Canto, coordenador da pesquisa, pouca gente conhece os outros indicativos de um infarto. O resultado é que o paciente demora mais para receber o tratamento correto e o atraso pode ser fatal. Segundo ele, quem não sente as dores corre duas vezes mais risco de morrer ao chegar ao ambulatório. 

O infarto é a falta de circulação em uma área do músculo cardíaco, cujas células morrem por ficarem sem receber sangue com oxigênio e nutrientes. Segundo Luiz Francisco Ávila, cardiologista do Instituto do Coração (Incor), de São Paulo, a interrupção do fluxo de sangue para o coração pode acontecer de várias maneiras. "A gordura vai se acumulando nas paredes das coronárias, as artérias que irrigam o próprio coração. Com o tempo, forma placas, impedindo que o sangue flua livremente. Assim, basta um espasmo (provocado pelo estresse) para que a passagem da circulação se feche", diz o médico. Outra possibilidade ocorre quando a placa cresce tanto que obstrui completamente a passagem do sangue. Ou seja, o infarto pode acontecer por entupimento (quando as placas de gordura entopem completamente a artéria, o sangue não passa). Assim, as células no trecho que deixou de ser banhado pela circulação acabam morrendo.

Segundo o especialista, o principal sinal é a dor muito forte no peito, que pode se irradiar pelo braço esquerdo e pela região do estômago. "Em primeiro lugar, deve-se correr contra o relógio, procurando um atendimento imediato, pois a área do músculo morta cresce como uma bola de neve com o passar do tempo", alerta Ávila. 

Atenção para os sinais e sintomas de um possível ataque cardíaco:

1) uma pressão desconfortável no peito ou nas costas que demora mais do que alguns minutos para ir embora.
2) a dor espalha-se para os ombros, pescoço ou braços.
3) A dor no peito vem acompanhada de tonturas, suor, náusea, respiração curta ou falta de ar e sensação de plenitude gástrica. 

Os médicos alertam que nem todos estes sintomas ocorrem em cada ataque. Algumas vezes podem ir e voltar.

Estatísticas demonstram que os filhos geralmente estão presentes no momento de uma emergência cárdio-respiratória. Seria importante aprenderem todos os passos a serem adotados para o socorro; o reconhecimento precoce do ataque cardíaco, e os primeiros-socorros, que incluem a ressuscitação cárdio-respiratória da vítima que pode estar sofrendo um infarto agudo do miocárdio, mas que ainda não apresentou os sinais de uma parada cardíaca. 

Prevenção e Fatores de Risco

Um estudo do cardiologista Carlos Scherr, autor do livro "Prepare seu Coração - Como prevenir a Doença Coronariana": Os principais fatores de risco são hipertensão arterial, tabagismo, história familiar de eventos coronarianos, alterações de colesterol e o sedentarismo (definido como atividade física realizada menos de 3 vezes por semana)", afirma Scherr. Segundo ele, notou-se que tirando o cigarro às mulheres tem maior presença em todos os fatores comparados aos homens. "Também achamos um maior acúmulo de risco em pacientes com menos de 55 anos comparados aos com mais de 65 anos", diz.

Dados apontam que uma pessoa que possui dois ou mais destes fatores tem risco aumentado de apresentar obstruções coronarianas. Segundo o médico, as mulheres e os mais jovens em particular têm sinais marcantes de maior risco, o que permitiria um diagnóstico mais precoce, evitando danos definitivos, retardando ou mesmo evitando a doença. 

Diagnóstico Mais Preciso

Um teste de sangue simples e barato pode revelar com mais precisão quem tem maior risco de morrer de um ataque cardíaco. A pesquisa feita pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mostra que mesmo pequenas alterações na quantidade de uma enzima, a CKMB, podem indicar lesão no coração. Segundo os pesquisadores, muitas vezes o exame clínico e o eletrocardiograma não são suficientes para constatar se o paciente corre ou não risco de infarto. A pesquisa mostrou que as dosagens de CKMB e de proponina (outra enzima) são mais confiáveis nesses casos.

O Infarto e a Mulher

Segundo uma pesquisa publicada no jornal americano Heart, a saúde do coração feminino varia com o ciclo menstrual. Durante as semanas imediatamente antes e depois da menstruação, aumenta a ocorrência de dores no peito e infartos. A irrigação do músculo cardíaco também diminui. A causa é a diminuição no organismo dos níveis de estrogênio, hormônio que protege os vasos sanguíneos. Na realidade, a culpa é de uma substância chamada homocisteína, considerada um agressor natural das artérias. Segundo a pesquisa, a diminuição de estrogênio e o aumento de homocisteína prejudicam a circulação e abrem caminho para que ocorram males cardíacos.

(Health Latin America - 10 de Janeiro de 2001)